edutic • centros de competência • escolas • projectos • recursos
 

conteúdos web • software • estudos • formação

 
 

  Estudos Nacionais 

 

 

 

 

 

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação e a Formação Inicial de Professores em Portugal: radiografia da situação em 2003

Versão final (2004) [formato actualizado (pdf) em Fev 2005]

 

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Contínua de Professores:uma nova leitura da realidade

Versão final (2004)

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação: Utilização pelos Alunos

Estudo promovido pelo DAPP/Nónio em 2002/2003 e coordenado pela Drª Jacinta Paiva. Este estudo surge na sequência de anteriores publicações do Programa Nónio e é a continuação de um outro levado a cabo no ano lectivo de 2001/2002, em moldes semelhantes, junto dos professores dos ensinos pré-escolar, básico e secundário - A utilização das TIC pelos professores. As análises e conclusões apresentadas, correspondem às respostas de 59 488 alunos de uma amostra de 84 757 alunos dos 4º, 6º, 8º, 9º, e 11º anos de escolaridade de escolas das redes pública e privada de Portugal Continental, de um universo de 539 842 alunos desses níveis de escolaridade.

 

A utilização das TIC pelos Professores

Artigos publicados no Diário de Notícias e Público / Entrevista no Programa 2010 da RTP 2

Estudo promovido pelo DAPP/Nónio em 2001-2002, coordenado pela Drª Jacinta Paiva, com o objectivo de conhecer o equipamento informático de que dispõem, que utilização fazem dele, inferir como é feita a formação de professores em TIC, quantificar e tipificar os formatos das TIC em contexto educativo quer disciplinar quer transdisciplinar, inferir da qualidade do uso das TIC em contexto educativo, entre outros.

 

Avaliação dos Projectos Escola apoiados  no âmbito do II Concurso Nacional de Projectos de Aplicação das TIC em Educação

Resultados da avaliação dos projectos Nónio baseada em inquéritos e entrevistas aos seus responsáveis nas escolas.

 

Avaliação dos Centros de Competência

Avaliação da sua actividade entre 1997 e 2000, nomeadamente de acompanhamento dos projectos de escolas em TIC

 

As TIC e a Qualidade das Aprendizagens 

Conjunto de cinco estudos de caso em escolas, promovido pelo Programa Nónio no âmbito de um projecto do CERI/OCDE,  sobre o impacto das TIC nas aprendizagens. Estudos elaborados pelos Centros de Competência da Universidade do Minho, da Universidade de Évora e da Faculdade de Ciências de Lisboa.

Estratégias para a Acção - as TIC na Educação
Documento de referência elaborado pelo ME em 2001, projectado para um horizonte até 2006. As estratégias definidas contaram com o contributo directo dos vários serviços centrais que tutelam as áreas em apreciação. O formato do documento é um misto de documento de estratégias e de documento para a acção.

 

Relatório Netdays 2001 à Comissão Europeia

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação na Formação Contínua de Professores

Estudo promovido pelo DAPP/Nónio, elaborado em 2000 por Horácio Santos, resultante de um levantamento junto dos Centros de Formação de Associações de Escolas, sobre a oferta de formação em TIC (FOCO) oferecidas nos 3 anos anteriores.

 

As Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas : condições de equipamento e utilização

Estudo baseado em levantamento estatístico, realizado em 2000, junto das escolas sobre o equipamento informático e sua utilização na escola.

 

Avaliação dos Projectos Escola apoiados  no âmbito do I Concurso Nacional de Projectos de Aplicação das TIC em Educação

Resultados da avaliação dos projectos Nónio baseada em inquéritos e entrevistas aos seus responsáveis nas escolas.

 

As Novas Tecnologias na Formação Inicial de Professores (1998)

Este estudo tem por objectivo fazer uma radiografia geral da formação em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) proporcionada aos alunos dos cursos de formação inicial de professores em Portugal por parte dos estabelecimentos de ensino superior que formam para a docência.

 

Alguns números sobre as tecnologias de informação e comunicação na educação

Dados sobre o apetrechamento  informático das escolas baseados num inquérito realizado em 1998.

 

Resultados preliminares do inquérito nacional "As tecnologias de informação e comunicação nas escolas" - 1997

(relatório em formato PDF)

 

Relatório de avaliação do Projecto Minerva

Editado em 1994 pelo DEPGEF reúne uma série de informação sobre o processo de introdução das Tecnologias de Informação em Educação em Portugal. Disponível para consulta e para download em português e inglês. 

 

3º Simpósio de Investigação e Desenvolvimento de Software Educativo - 1998 

Actas do 3º Simpósio realizada em Évora em Setembro de 1998 e apoiado pelo Programa Nónio.

 

Seminário "Produção, Desenvolvimento e Distribuição de Software Educativo"

Com a intenção de conhecer a problemática específica de autores e editores, encontrar formas de melhorar a comunicação entre os seus membros e reflectir sobre os critérios de avaliação da qualidade do software o Programa Nónio Século XXI organizou um Seminário sobre o tema "Produção, Desenvolvimento e Distribuição de Software Educativo". Este Seminário realizou-se no dia 15 de junho de 1999 com a colaboração do PRODEP.

 

      Comunicações e apresentações pela equipa do Programa Nónio em Conferências, Encontros, Seminário